BLOG

 

5 de Setembro de 2023

XIX Congresso da Asociación Hispánica de Literatura Medieval (Alcobaça 5-9 de Setembro)

Começou hoje o Congresso Internacional da AHLM, no qual participam vários membros do projecto ARANHIS.

O programa pode ser consultado aqui: https://sites.google.com/view/xix-congresso-ahlm-2023/apresenta%C3%A7%C3%A3o

 

 

4 de Setembro de 2023
 
 
Os Annales Portucalenses Veteres no Livro da Noa de Santa Cruz de Coimbra

 

Os APV são um texto analístico originalmente escrito em Guimarães [David, 1947] ou Coimbra [Bautista, 2009] e preservado em várias versões, três das quais transmitidas no Livro da Noa [PT ANTT CRSA-MSCC liv. 99] e uma delas apenas neste volume.

Os APV foram publicados a partir do Livro da Noa por Enrique Flórez [España sagrada. Theatro geographico-histórico de la iglesia de España, tomo 23, Madrid: por Antonio Marín. 1767], Alexandre Herculano [Portugaliae Monumenta Historica. Scriptores, tomo 1, Olisipone: Typis academicis, 1856] e António Cruz [Anais, crónicas e memórias avulsas de Santa Cruz de Coimbra, Porto: Biblioteca Pública Municipal, 1968]. Existe também uma edição crítica por Pierre David [‘Annales Portugalenses Veteres’, Études historiques sur la Galice et le Portugal du VIe au XIIe siècle (Lisboa-Paris: Portugália-Les Belles Lettres, 1947), 257-340].

 
 
Ataque de D. Sancho I de Portugal a Triana (1188)
 
 

Era M.ª CC.ª XVI.ª Sancius rex cum exercitu suo perrexit Hispalim intrauit Tirianam.

Esta entrada faz parte da Continuatio ad Annum 1198 dos Annales Portucalenses Veteres, texto preservado apenas no Livro da Noa de Santa Cruz de Coimbra e que se dedica principalmente ao reinado e aos feitos de D. Sancho I.

Apesar de não ser a primeira do conjunto, a entrada regista a primeira expedição militar vitoriosa do monarca. Ao tempo era ainda infante, tendo assumido um papel central na governação do reino na sequência do desastre de Badajoz (também referido), que tinha deixado o seu pai, D. Afonso Henriques, incapacitado. Nos anos seguintes, tinha tido pouco sucesso nos combates contra Fernando II de Leão.

Num mundo em que a principal legitimação do poder real era o sucesso militar, D. Sancho estava a precisar de alcançar uma vitória. É precisamente isso que vai conseguir em Triana, um bairro de Sevilha.  Tendo já vencido os seus rivais internos nas intrigas da corte, o infante podia agora estabelecer-se definitivamente como sucessor de seu pai com o prestígio conferido por esta vitória. O saque de Triana marca assim o início simbólico do “reinado” de D. Sancho I (D. Afonso Henriques viveria ainda até 1185).

José Doutor

 
 
 
 
 
1 de Setembro de 2023
 
 
ARANHIS (Archivum Annalisticum Hispanum) é um projeto financiado pelo Centro de História da Universidade de Lisboa que visa editar e estudar textos historiográficos breves produzidos na Península Ibérica durante o período medieval. 
 
Concebido desde uma perspectiva interdisciplinar, os principais objetivos do projeto são a disponibilização de recursos digitais (edições eletrónicas e uma base de dados) e a análise dos textos, bem como dos seus contextos de produção.
 
O desenvolvimento do projeto e a divulgação dos resultados podem ser acompanhados através de este blog. Aqui serão também publicadas e comentadas notícias históricas registadas em textos medievais portugueses.